quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Na quebrada


Na quebrada", de Fernando Grostein Andrade (2014)
Um belo drama de estréia na ficção do documentarista Fernando Grostein Andrade, irmão de Luciano Huck, que é produtor do filme. O filme é ambientado na periferia de São Paulo, na favela de Capão Redondo, e traz a dramatização de histórias reais de cinco jovens que estavam em momentos limites de suas vidas envoltos pela pobreza e violência. Mas ao se depararem com a Ong Criar, uma entidade criada em 2003 focada em desenvolver o ensinamento de atividades de audiovisual para os jovens da região para que evite que eles se envolvam com roubos e tráfico.
O excelente time de atores, mesclado com profissionais e não atores (incluindo um grupo de presidiários que estudam interpretação) dão conta de seus personagens repletos de conflitos pessoais. Daiana Andrade, Domenica Dias, Felipe Simas, Gero Camilo, Jean Amorim, Jorge Dias, Paula Cohen, Marcello Gonçalves, João Baldasserini são alguns dos atores.
A direção de Fernando é boa, favorecendo o olhar estilizado sobre a comunidade, usando drones que sobrevoam a região. No entanto, o excesso de fades, para fazer transição de tempo prejudica a narrativa, pois é recorrente. A edição também é confusa `s vezes, em vai e vem de tempo e de personagens. Mas as boas intenções da história, trazendo mensagens de cunho social e educacional são válidas e é um filme que vale a pena ser visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário