sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Um herói


"Ghahreman", de Asghar Farhadi (2021)
O cineasta iraniano tem o grande feito de ter 2 Oscars de filme estrangeiro na prateleira, por "A separação" e "O apartamento". "Um herói", grande prêmio do juri no Festival de Cannes 2021, está na seleção para o Oscar de filme estrangeiro 2022, e só não levará seu 3o Oscar por conta do favoritismo do japonês "Drive my car".
Dessa vez, Asghar Farhadi realiza um drama extremamente angustiante, que chegar a ser sádico com o seu protagonista, colocando-o num espiral de mentiras e erros que chega num nível de quase insuportável de assistir. É muito doloroso acompanhar o protagonista Rahim (Amir Jadidi, espetacular em sua fraqueza física e minimalismo), um homem que sai da prisão, por onde está .há 3 anos para uma licença de dois dias para rever sua família e sua namorada. Rahim foi preso por conta de uma dívida com seu ex-cunhado. Sua namorada lhe oferece uma bolsa com moedas de ouro que ela encontrou largado para que ele pague a dívida. Mas quando ele decide, por moral, devolver à sua dona, a vida de Rahim e de todos que o cercam se afund anum poço sem fim de mentiras e arapucas.
Asghar Farhadi novamente apresenta um estudo de moral dos personagens espetacular, mas dessa vez é muito cruel com o destino de todos. Os atores estão todos ótimos, em especial o menino que faz o filho gago de Rahim. Que desespero esse drama, saí arrasado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário