segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Girl Strike Boy


"Girl Strike Boy", de Bob Kellet (1971)
Originalmente uma peça de teatro escrita por David Percival e intitulada "Girl friend", "Girl strike boy" é um cult LGBTQIAP+ inglês de 1971. Um crítico de cinema na época alertou para a importância histórica do filme: "é vital lembrar ao assistir Girl Stroke Boy que a homossexualidade havia sido descriminalizada na Inglaterra em 1967, apenas quatro anos antes do lançamento do filme. Ter personagens como Jo e Laurie retratados como eles são em Girl Stroke Boy , portanto, parece corajoso e pioneiro;"
O filme foi comparado como uma versão queer do clássico "Adivinhe quem vem para jantar?", com Sidney Poitier, Katherine Hepburn, SPencer Tracy e Katherine Houghton. Aqui, a história e sobre um casal de meia idade, Grorge e Leticce que aguarda o filho LAurie chegar com a namorada que ele irá apresentar, Jo. Mas para surpresa dos pais, Jo é uma mulher trans negra.
O filme traz temas inéditos até então no cinema independente inglês. Tratar da transfobia, racismo em 1971 era algo inédito, e o filme, mesmo datado, lida com seriedade, mesmo trazendo momentos do bom humor inglês os diálogos. Jo é empoderada, não se faz de vítima e isso é um detalhe muito importante para que esse filme seja aceito ainda nos dias de hoje. Um ótimo trabalho dos atores Lettice (Joan Greenwood), George (Michael Hordern), Jo (Peter Straker) e Laurie (Clive Francis). Vale dar uma atualizada nos diálogos e remontar como peça de teatro com 4 atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário