sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

A garota mais alegre do mundo


"Cea mai fericita fata dim lume", de Radu Jude (2009)
O cineasta romeno Radu Jude é dos mais premiados e prestigiados do mundo. Realizou os excelentes "Bad luck banging", "Eu não me importo de entrar para a história como bárbaro", "Aferim", entre outros. Em 'A garota mais alegre do mundo", ele ganhou prêmios no Festival de Berlin e de Sundance.
O filme também é uma excelente amostragem de como funciona um set de filmagem, apresentando as funções de cada um e todos os horrores e grosserias que acontecem na relação entre os profissionais, de forma grotesca, mas realista. É uma espécie de "A noite americana" romena, mas absolutamente angustiante.
Delia (Andreea Bosneag, excelente), é uma adolescente de classe média que vem do interior da Romênia para Bucareste para receber um carro novo que ela ganhou em uma promoção de um suco de frutas industrializado. Só que ela precisa filmar um comercial falando da alegria de ganhar o carro. A filmagem se torna um caos, ela repete inúmeras vezes, leva bronca de todos e para piorar, seus pais querem que ela venda o carro para financiarem um projeto deles. Mas ela não quer, ela quer ficar com o carro e aproveitar ele. Essa rotina de stress faz com que a cada take, a cena fique cada vez pior...e menos alegre.
Os romenos são incríveis na atuação, trazendo sempre performances naturalistas, em longos planos sem corte. Um elenco formidável, uma marcação de cena incrível e um filme que começa divertido mas vai ficando cada vez mais angustiante e cruel. Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário