domingo, 16 de janeiro de 2022

Mãos desatadas: Olhando para o cinema gay de Israel


"Hands untied- Looking for gay israele cinema", de Yannick Delhaye (2014)
O roteirista e cineasta Yannick Delhaye realizou um ótimo documentário que procura passar a limpo a filmografia queer de Israel, desde os anos 70 até os dias de hoje. O paradoxo e contradição que é feita pelo realizador é: como um País que vive em conflitos, guerra e crises políticas com países do oriente médio, consegue ser hoje em dia, um dos berços da liberdade sexual e de diversidade do mundo, sendo um dos destinos mais procurados pela comunidade Lgbt?
Avital Barak, Eytan Fox, Dan Wolman, Dana Goldberg, Tomer Heymann, Ayelet Menahemi e outros cineastas gays e lésbicas dão depoimentos que passam pelo histórico do cinema queer, e todos são categóricos em afirmar a importância do cineasta Amos Guttman como o pai do cinema gay do país. Desde os anos 70, quando a homossexualidade era proibida no país, Guttman realizava filmes independentes com personagens gays. O 1o filme gay de Israel é ""Repeat premieres", de Amos Guttman, 1976.
No inicio dos anos 2000 filmes que mostravam relação entre israelenses e palestinos terminavam de forma trágica, como em "The bubble", de Eytan Fox, uma forma de protestar contra a crise entre os dois países. Filme obrigatório para quem quer estudar mais sobre o cinema queer israelense dentro do contexto político e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário