sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

O páramo


"El paramo", de David Casademunt (2021)
Drama de terror psicológico espanhol, filme de estréia de David Casademunt, que também c-escreveu o roteiro. O filme se passa no Séc XIX durante uma guerra. As famílias se isolam, e entra elas, Diego e seus pais Lucia e Salvador. Diego tem 10 anos (Asier Flores, de "" Dor e Glória", de Almodovar) e mora sozinho com seus pais. Seus únicos amigos são os coelhos que ele cria e que o pai mata para terem o que comer. Quando um homem surge e se suicida, Salvador decide levá-lo para a sua família. mas as semanas passam e ele não retorna. mãe e filho se trancam em casa, pois existe a lenda da Besta que surge e se alimenta do medo das pessoas, para devorá-las.
O filme poderia perfeitamente ter sido dirigido por Guillhermo del toro, além do que, o filme lembra bastante o seu 'A espinha do diabo". Mas tecnicamente é bastante inferiror, e para driblar questões de orçamento, os produtores decidiram colocar no roteiro uma ameaça que não aparece.
O filme pode ser visto de duas formas: metafórica ou realista. Escolha a sua. O filme poderia ter uns 10 minuto a menos, o terceiro ato com a família trancada acaba ficando mais esticada do que deveria. Mas vale ser visto pelo excelente trabalho da criança e da atriz que faz sua mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário