sábado, 15 de janeiro de 2022

A perna


"A leg", de Chang Yaosheng (2021)
Um grande sucesso de crítica e público de Taiwan, esse drama que mistura comédia, romance, musical, humor ácido é uma delicia, um filme estranho, mas ao mesmo tempo, divertido, emocionante e inesperado. Um filme que faz apaixonar pelo casal do filme, um casal imperfeito, mas que entre tantos erros e acertos, fazem da perna amputada do marido uma metáfora do relacionamento intempestivo.
O filme é estrelado pela premiada atriz Gwei Lun-mei ( Black Coal, Thin Ice , O lago do ganso selvagem ), e é a estreia na direção de Chang Yao-sheng, roteirista do filme indicado ao Oscar e Globo de Ouro "A sun".
Zheng Zi-han (Yang You-ning) e Qian Yu-ying (Gwei Lun-mei) formam um casal que se encontra em um hospital. O marido, Zheng, está para amputar uma perna, e a esposa autoriza. Mo entanto, Zheng acaba morrendo de complicações pós cirurgia. Abalada, Qian acompanha o corpo, mas se dá conta de que deve procurar a perna amputada e enxertá-la no corpo do marido, antes de cremar. O problema: a perna desapareceu. Paralelo, o espírito de Zheng relembra momentos do casal,desde que se conheceram em um concurso de dança até as inúmeras trapalhadas que Zheng faz.
A cena do casal dançando na pista ao som de "Moon river", de Henri Mancini, é absolutamente memorável. A química do casal também funciona muito bem, e o espectador se apaixona facilmente pelo carisma de ambos. O filme tem uma narrativa estranha que vai oscilando por gêneros, até flertando com filme de gangster, mas ainda assim, vale ser visto pelo seu romantismo e pela trama maluca, vindo da obsessão da esposa de achar a perna, esteja aonde ela estiver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário