sábado, 29 de janeiro de 2022

The requin


"The requin", de Le-Van Kiet (2021)
Um filme de tubarão todo filmado no parque aquático da Universal de Orlando, Flórida, simulando o Vietnã? Alicia Silverstone protagonizando um filme de tubarão? Efeitos de CGI mega toscos que reproduzem o mar, o Vietnã e o tubarão? Um título bizarro sem sentido que mistura inglês e francês? (requin é tubarão em francês). Um cineasta vietnamita especializado em filmes de artes marciais, escrevendo e dirigindo um filme de tubarão com Alicia Silverstone? Uma logline que diz "No mar aberto, o seu grito não será ouvido?", um plágio da logline de "Alien, o 8o passageiro? Todos esses motivos me fizeram assistir a "The requin", e tenho que confessar, esse é um dos sub-gêneros de terror que mais adoro, e é impressionante como toda hora surgem filmes de tubarões assassinos.
Jaelyn (Alicia Silverstone) e Kyl (James Tupper) são um casal em crise: o bebê que estavam esperando morreu durante o parto. Jaelyn ficou depressiva e sofre de pesadelos e alucinações. Para tentar distraí-la, seu marido decide levá-la à uma viagem até o Vietnã e se hospedarem em um bangalô submerso sobre o mar. O que eles não esperavam é que uma tempestade fizesse o bangalô se soltar enquanto dormiam e ao acordar, eles se vêem perdidos em pleno mar aberto. Kyl quebra a perna e resta à Jaelyn tentar uma forma de tirá-los de lá. Como se não bastasse, surgem tubarões, atraídos pelo sangue da perna do marido.
Para minha tristeza, os tubarões surgem somente no final. Até lá, é um filme de sobrevivência. Sério, os efeitos são muito mal feitos, é evidente que os atores estão em um tanque e tudo ao redor foi aplicado em croma. Mas é um filme B que tem seus momentos de diversão. Mas o que me fez ficar triste, é entender a crueldade do mercado de atores em Hollywood: Alicia Silverstone foi uma das atrizes mais bem pagas dos anos 90, protagonista de "As patricinhas de Beverly Hill" e chegou a ser Batgirl. Mas a idade é cruel no audiovisual, e é comovente ver como Alicia teve que entrar nesse projeto. Torço para que seja redescoberta em grandes filmes ( assim como fez uma ponta em "O cervo sagrado", de Largos Lanthimos, mas esse ninguém viu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário