segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Seguindo todos os protocolos

 

"Seguindo todos os protocolos", de Fábio Leal (2022)
Concorrendo na Mostra Tiradentes 2022, 'Seguindo todos os protocolos" é um drama erótico LGBTQIAP+ com toques de humor dirigido e escrito pelo premiado cineasta pernambucano Fábio Leal, diretor dos aclamados curtas "O porteiro do dia" e "Reforma".
Francisco (Fabio Leal) está no décimo mês desde o início da pandemia. Ele está desesperado para fazer sexo. Ele pesquisa na internet todas as formas seguras de se fazer sexo com alguém com todos os rígidos protocolos de segurança. Os vídeos pornôs já não bastam. É necessário o toque humano. Ele tenta uma video chamada com um ex (Paulo Cesar Freire), que está em Salvador, após 10 meses de namoro. Mas a discussão vai para o campo do "colorismo", cor de pele, racismo e inserção racial. Depois Francisco busca o aconchego de um ex que ele não v6e há 3 meses (Marcus Curvello). A putaria é muita, mas a segurança fala mais alto e Francisco o dispensa, após uma discussão sobre corpos e padrão de beleza, auto estima. Por último, chega um jovem médico (Lucas Drummond). O sexo é gostoso, tesão, mas Francisco não consegue mais seguir dentro do formato totalmente realista de narração de casos hospitalares ditos pelo medico.
O elenco, como em todos os filmes de Leal, se entrega totalmente ao visceras, em sensuais e tesudas cenas de sexo e nudez total. Um dos temas principais dos filmes de Leal é justamente a normalização do corpo, independente do tipo físico. É um filme reflexivo sobre a pandemia do covid, que na filmagem ainda estava no patamar dos 300 mil mortos e já gerava tensão e depressão nos personagens. Talvez mereça uma parte 2 relatando os mais de 600 mil mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário