sábado, 29 de janeiro de 2022

Fortaleza Hotel


"Fortaleza Hotel", de Armando Praça (2021)
Vencedor dos prêmios de melhor ator (Vanderlei Bernardino) e atriz (Clebia Sousa) no Cine Ceará 2021, "Fortaleza Hotel" é escrito e dirigido pelo mesmo realizador de "Greta", e traz temas bastante semelhantes: a solidão na grande cidade, o encontro entre duas pessoas muito opostas e de culturas distintas mas que se entregam pela solidariedade e pela ausência de afeto. O filme traz referências no cult "Cagdá café", de onde pega emprestado o título e a relação entre uma estrangeira e uma local que se comunicam com um inglês básico, e na filmografia dw Wong Kar Wai, através da fotografia estilizadaa e enquadramentos rígidos. De "Felizes juntos", o filme pega a cena de tango na cozinha.
Pilar (Sousa) é camareira do Fortaleza Hotel. Ela juntou dinheiro para morar e trabalhar em Dublin. Uma nova hóspede, Shin (Yeong-ran Lee) chega após a morte de seu marido, hóspede do hotel e que se suicidou. Shin não tem o dinheiro para cremar o corpo. Pilar tem a filha sequestrada e precisa pagar 10 mil em uma semana. As duas mulheres se unem para tentar resolver os seus problemas, mas caem em um espiral da violência urbana de Fortaleza.
O melhor do filme são as ótimas atuações. De ritmo lento, o filme aposta no silêncio e na estilização das imagens, tornando a narrativa por muitas vezes fria e distanciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário