sábado, 1 de janeiro de 2022

Asako I & II


"Asako I & II", de Ryûsuke Hamaguchi (2018)
Adaptação de novela escrita por Tomoka Shibasaki, "Asako I & II" concorreu no Festival de Cannes e em San Sebastian em 2018. O filme é dirigido pelo aclamado cineasta Ryûsuke Hamaguchi, realizador do premiado 'Drive my car".
Asako (Erika Karata, ótima) é uma jovem moradora de Osaka, que esbarra com Baku (Masahiro Higashide) na rua. Baku tem espírito livre e trabalha como Dj em uma casa noturna. Ambos se apaixonam. Baku tem o hábito de desaparecer, mas surge dias depois. No entanto, chega um dia em que ele não retorna mais. Deprimida com o sumiço do amado, Asako decide se mudar inesperadamente para Tokyo. Cinco anos depois, trabalhando como garçonete, ela conhece Ryohei (Masahiro Higashide), um funcionário de uma empresa que é igual a Baku, só que introvertido e responsável. Asako se assusta com a semelhança e se aproxima de Ryohei querendo que ele seja Baku e voltar a namorá-lo.
Tivesse sido dirigido por outro cineasta, provavelmente o roteiro teria se transformado em um melodrama. mas nas mãos de Hamaguchi, o filme se torna uma observação sobre a natureza humana e de que forma agimos pelos impulsos. O filme propõe criticar as atitudes dos personagens, e fazer refletir se os erros merecem perdão ou não. Belamente filmado, com fotografia melancólica em tons cinza e azuladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário