sábado, 1 de janeiro de 2022

Madame X


"Madame X", de Ricardo Gomes e SKNX (2021)
Documentário que traz o registro da Tour MADAME X, disco lançado por Madonna em 2019 e que foi bastante elogiado pelos críticos por trazer a musicalidade do fado português. Portugal foi o destino de Madonna quando seu filho David decidiu que queria jogar futebol. Madonna acabou conhecendo a musicalidade de Portugal e introduziu músicos e o grupo de mulheres negras As batukeiras em suas músicas.
A turnê, pela primeira vez exibida em pequenos estádios e teatros, trouxe um conceito mais artístico de um cabaré, com cenários reduzidos e tendo Madonna como performer, mas dançando menos, por conta de seus joelhos, que a obrigaram a cancelar vários shows mundo afora. Fora o desgaste com a sua doença, o tour foi também prejudicado pela pandemia do Covid, e foi definitivamente cancelado. Dois anos depois, o registro é lançado e somente agora ( nos shows, era proibido entrar com celular) o público poderá apreciar os números.
É notório que esse concerto iria ser totalmente diferente dos outros mega shows de Madonna. Muita gente estranhou a musicalidade que saía do pop, e também a falta de parafernálias de luzes e telões. Mas é um lindo show, quase um conceito experimental, onde Madonna se arrisca a cantar quase todas as músicas de Madame X. Esperta, ela traz alguns clássicos entre um bloco e outro para levantar o público: Like a prayer, Vogue, American life, La isla bonita, Frozen surgem em levadas diferentes, mas gostosas de ouvir. Aqui, Madonna interrompe as músicas várias vezes para fazer discursos políticos contra a homofobia, racismo, transfobia, violência contra as mulheres. Fico imaginando o quão belo deve ter sido assistir a esse show ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário