segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Charuto de mel



 

"Honey cigar", de Kamir Aïnouz(2021)

Escrito e dirigido pela meia-irmã do cineasta Karin Ainouz, a cineasta francesa Kamir Aïnouz. Nascida em Paris mas de pais argelinos, Karim em seu filme de estréia faz um relato que não chega a ser autobiográfico, mas cuja protagonista tem muito de sua força e determinação.

Selma (Zoé Adjani, sobrinha de Isabelle Adjani) tem 17 anos e mora em um bairro chique de Paris, com seus pais argelinos. Apesar de ter nascido na França, Selma se sente culturalmente pertencendo aos dois países, e procura saber atualizações sobre a Argélia. A mãe de Selma é uma ginecologista de formaçao tradicional e conservadora, seguindo as premissas da sociedade patriarcal de seu país, quando os pais indicam os maridos para as suas filhas. Mas Selma está interessada em Julien, um jovem francês de sua faculdade. E ela entra em conflito com as tradições de sua cultura e educação que a reprimem, e a sua sexualidade e independência.
Um filme de olhar feminino sobre protagonistas, é um drama denso que fala sobre choque de culturas, um tema bastante recorrente em recentes produções francesas. O filme se passa nos anos 90, quando a própria cineasta tinha a idade da protagonista, e a Argélia passava por crises políticas e civis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário