terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Toc toc


"Toc toc", de Vicente Villanueva (2017)
Hilária comédia espanhola, adaptação da peça teatral de grande sucesso escrita por Laurent Baffie. O filme é uma aula de comédia sem baixarias e filmando com elegância temas que poderiam soar escatológicas, mas nas mãos do diretor Vicente Villanueva ficaram divertidas, além de criar a preza de não torcar o filme uma peça filmada, pois 80 % do filme se passa em um consultório de um psicólogo especializado em tratar manias e toques.
O filme tem um time dos melhores atores espanhóis, dando vida a tipos excêntricos e apaixonantes. Logo no início, nos créditos iniciais, somos apresentados a 6 pacientes: Emílio (Paco León), um taxista com mania de contar tudo e acumulador; Blanca (Alexandra Jiménez), uma técnica de laboratórios com toc por limpeza; Ana Maria (Rossy de Palma), uma mulher qe sempre acha que o pior vai acontecer; Lili (Nuria Herrero), uma professora de aeróbica ansiosa ao extremo; Otto (Adrián Lastra), um homem com mania por perfeccionismo e finalmente Federico (Oscar Martínez), que tem síndrome de Tourette e sai xingando todo mundo. Todos eles têm consulta marcada com o psicólogo, mas por um erro dos sistema, todos foram marcados no mesmo horário. Com o atraso do médico, todos são obrigados a conviver no mesmo ambiente e lidar com as suas manias.
Um passatempo inteligente, com ótimos diálogos e performances, e uma edição fluída e dinâmica que aproveita ao máximo as piadas e os olhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário