domingo, 23 de janeiro de 2022

O acontecimento


"L'evenement ", de Audrey Diwan (2021)
Grande vencedor do Leão de ouro de melhor filme em Veneza 2021, "O acontecimento" é daqueles dramas porradas sobre aborto, apresentando cenas viscerais que fizeram a fama de dramas premiados como "4 meses, 3 semanas e dois dias" e "A gangue". são filmes que apresentam de forma realista todo o processo do aborto, incluindo a retirada do feto já morto.
Adaptação do livro de Annie Ernaux, premiada romancista francesa e que traz relato autobiográfico da própria Annie no ano de 1963 na Franca, quando o aborto era uma prática ilegal e que poderia levar todos os envolvidos para a prisão.
Anne Duchesne (Anamaria Vartolomei) é uma estudante de letras que deseja ser professora. Ela é uma aluna aplicada, estudiosa mas que não quer ser igual sua mãe (Sandrine Bonnaire), que é dona de um bar. Mas quando Annie descobre estar grávida da única relação que teve, seu mundo desaba: com medo que seus pais e seu professor descubram, ela recorre as amigas, aos médicos, mas todos se negam a ajudar, com medo de punição, até que ela descobre uma mulher que faz aborto clandestino.
"4 meses, 3 semanas e 2 dias" é um filme muito mais envolvente e denso sobre o tema. Aqui, vale muito pelo trabalho da protagonista, Anamaria Vartolomei, fantástica, e pela ficha técnica do filme. O filme vai sendo costurado pelas legendas que apresentam o desenrolar das semanas de gravidez, para criar uma tensão. E que mais uma vez, o aproxima do premiado drama romeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário