terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Júpiter


"Júpiter", de Marco Abujamra (2021)
Comédia dramática escrita e dirigida por Marco Abujamra e que traz uma estética e narrativa que remete à filmografia de Mika Kaurismaki e Wes Anderson, focado em enquadramentos simétricos e na apatia dos personagens. Muitos dos quadros são apresentados em planos gerais, formato que os cineastas citados ampliam a sensação do patético e da falta de comunicação.
Mario (Orã Figueiredo) é um detetive particular especializado em traição de casais. Casado com Teresa (Guta Stresser), ele descobre do nada que é pai de Júpiter (Rafael Vitti), um adolescente de 17 anos que estava sendo cuidado pela madrinha (Patricia Selonk). Com a viagem dela, Júpiter vai morar com Mario. A relação fica complicada entre os dois, até que Mario descobre a habilidade de Júpiter para o jogo de xadrez, e o inscreve em um campeonato.
Buscando referências temáticas na série de sucesso "Rainha do gambito" e na exploração de personagens losers, "Jupiter" é um filme simpático que se vale pelo ótimo trabalho do elenco, que também inclui Augusto Madeira, Cadu Favero e uma turma jovem talentosa. A frieza da narrativa pode afastar o espectador em busca de um filme mais solar, mas ainda assim, vale pela busca de narrativas que fujam do padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário