domingo, 9 de janeiro de 2022

Assunto de família


"Assunto de família", de Caru Alves de Souza (2011)
A cineasta Caru Alves de Souza é filha de Tatá Amaral e ambas são grandes representatividades do audiovisual brasileiro realizado por mulheres. As temáticas de ambas vai muito em cima do social, da discussão de gêneros, do lugar da juventude em um mundo que parece não querer abraçá-los. Caru já dirigiu os ótimos longas "Meu nome é Bagdá" e "De menor".
Em 'Assunto de família", uma família formada por pai, mãe e dois filhos adolescentes está em casa em um dia de jogo. Eles são de classe média. O pai é arrogante, machista e bronco. O filho maior segue a mesma personalidade do pai. O filho mais jovem é gay enrustido e vive às turras com todos. A mãe é uma figura apagada, silenciosa, reprimida. Essa repressão materna acaba passando pro filho, que também se fecha em um mundo só seu. Quando o irmão mais velho traz dois amigos para o apartamento, rola uma atmosfera de homofobia, agressão e tensão sexual.
Com bons atores, 'Assunto de família" apresenta um núcleo familiar totalmente desregrado, onde a falta de comunicação tanto verbal quanto visual é uma tônica. É uma tristeza pairando no ar, de pessoas que não se amam mais. Um filem triste, com um falso final redentor, e de descoberta da sexualidade aflorada por um beijo roubado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário