sábado, 15 de janeiro de 2022

Sexplicação


"Sexplanation", de Alex Liu (2021)
"Sexo, nos Estados Unidos, é uma obsessão. No resto do mundo, um fato.", Marlene Dietrich.
Escrito, dirigido e produzido pelo documentarista Alex Liu, 'Sexplanação" é uma divertida e instigante epopéia sobre educação sexual nos Estados Unidos. Se colocando como o foco principal no filme, Alex Liu, descendente de chineses, 36 anos e gay assumido, resolveu na idade adulta enfrentar a sua vergonha e preconceitos em relação à sexualidade no tema do filme.
Alex, quando criança, na escola e na tv, ouvia que sexo só depois do casamento, e antes disso, era possível pegar doenças sexualmente transmissíveis. Mostravam imagens de órgãos genitais doentes e isso o assustou em toda a fase infantil e adolescente. Masturbação era pecado. Nas tvs, os entrevistados diziam que engravidar antes do casamento é proibido, assim como o aborto. 700 mil pessoas fizeram terapia para reorientação sexual na comunidade queer. Com tudo isso em mente, e sem ter como conversar com seus pais sobre sua sexualidade, Alex tentou o suicídio quando pequeno.
Financiado pela International Documentary Association e vencedor de vários prêmios do público, além de competir na Mostra de São Paulo em 2021, "Sexplanação" lembra o estilo de Michael Moore, com muito humor, ilustração, entrevista com autoridades, médicos, padre.
A cena em que Liu precisa se masturbar em uma clínica especializada em sexo e prazer para ter o seu sêmen estudado, é hilária. Muito carismático, ele conclui que o tema da sexualidade continua sendo um enorme tabu, e que nem seus amigos adultos conseguem explanar abertamente na frente um do outro. em uma cena curiosa, Alex coloca duas gravuras de órgãos genitais masculino e feminino e nenhum dos adultos conseguiu identificar vulva, períneo, e outros nem sabiam dar o nome aos testículos, chamando de "bolas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário