quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

O que vemos quando olhamos para o céu?


"Ras vkhedavt, rodesac cas vukurebt?", de Aleksandre Koberidze (2020)
Existem filmes que parecem ter sido feitos apenas para serem exibidos em festivais, fazer a festa de críticos de cinema e cinéfilos raiz e depois nunca mais ninguém ouve falar desses filmes. "O que vemos quando olhamos para o céu?" é escrito e dirigido pelo cineasta da Geórgia Aleksandre Koberidze e ganhou diversos prêmios em importantes festivais, entre eles, o Fipresci do Festival de Berlin 2021. O filme tem 150 minutos, totalmente contemplativo, de um ritmo extremamente lento, poético, fabulesco, e ainda com um olhar documental. Isso tudo para narrar 3 paixões: a do caal principal, celebrando o amor; paixão ao cinema; e paixão pelo futebol.
O roteiro, estranhíssimo, parte de uma premissa surreal: dois jovens, Giorgi e Lisa se cruzam ao acaso em uma ponte na cidade de Kutaisi, Geórgia. mais tarde, cruzam novamente. Dando voz ao destino, eles decidem marcar um encontro no dia seguinte em um café. Mas um feitiço é jogado contra os dois: eles irão acordar em outros corpos, e não se reconhecerão nunca mais, tornando-os angustiados por não terem ido ao local do encontro. Girgi abandona o futebol, Liza abandona a medicina e ambos irão trabalhar para o mesmo dono de um café: ela como atendente, ele na rua, chamando clientes.
Assim como "Medianeiras", cult argentino, o casal se cruza várias vezes mas não se reconhecem. É uma história de amor lindamente filmada, mas um risco que o seu diretor tomou ao apresentá-la em narrativa totalmente não clássica, desconstruindo tudo, incluindo o próprio cineasta narrando tudo. O desfecho é lindíssimo, mas chegar até lá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário