sábado, 1 de janeiro de 2022

Harry Potter- 20 anos de magia- de volta a Hogwarts


"Harry Potter- 20th anniversary- return to Hogwarts", de Eran Creevy, Joe Pearlman e Giorgio Testi (2022)
"Como é misterioso o tempo", Alvo Dumbledore. Com essa frase, dá-se início a um emocionante e revelador documentário, comemorando os 20 anos do lançamento do 1o filme da franquia bilionária de "Harry Potter", que começou em 2001 com "A pedra filosofal", e terminou em 2011 com "Relíquias da morte-parte 2".
Os produtores do documentários foram espertos ao limitar ao máximo possível a presença da autora J K Rowling do filme, após a polêmica sobre a sua fala transfóbica em 2020. As poucas aparições da autora vêem com uma legenda 2019, para deixar claro que foram realizadas antes do cancelamento.
O documentário investiu pesado: reconstruiu importantes cenários da saga, aonde são feitos os depoimentos do elenco e cineastas envolvidos. Convocou boa parte do elenco: Emma Watson, daniel Radcliffe, Rupert Grint, Gary Oldman, Helena Bohan Carter, Ralph Fiennes, entre outros. O mais incrível é testemunhar que o trio principal, que começou com a média de 10 anos de idade, hoje está na faixa dos 32 anos. E que o público acompanhou o crescimento deles ao longo dos filmes.
emma Watson diz inclusive que pensou em abandonar a franquia após "A ordem do Fenix", por conta da pressão da fama, aos 14 anos de idade, e que não estava preparada para isso. O filme contém depoimentos deliciosos de Chris Columbus, o primeiro cineasta e quem levou o livro aos produtores, que quem o convenceu a filmar foi a sua filha. Ele fala também dos testes de elenco, de como encontraram Daniel Redcliffe ( após terem visto o menino fazendo uma ponta em 'David Copperfield", da BBC"),
O filme traz depoimentos emocionados de todos, e é divertido ver a dificuldade de Emma e Rupert se beijarem no último filme, pelo fato de se acharem irmãos.
Outro momento comovente é o "Loving memories", onde atores que já faleceram são homenageados: Alan Rickman, Richard Harris, etc.
A imagem filmada do último dia de filmagem do trio também é carregada de emoção, quando os atores, finalmente, entenderam que estavam se despedindo de algo que construiu a base deles para a vida. E ouvir eles falando sobre a importância de Harry Potter na vida do público, e de como eles estarão eternamente conectados, é de fazer chorar.
O filme é repleto de curiosidade de bastidores e só por isso, já vale assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário