domingo, 2 de janeiro de 2022

Plantados


"Plantados", de Lilo Vilaplana (2021)
Polêmico drama independente americano, dirigido e co-escrito por Lilo Vilaplana, cubao exilado na Colômbia. O filme, apresentado em dois tempos distintos, foi acusado de ser uma campanha contra Fidel Castro e contra Cuba da revolução castrista. Totalmente financiado, escrito e protagonizado por cubanos exilados nos Estados Unidos o filme concorreu no Festival de Miami, de onde saiu com o prêmio do público. O cineasta alegou que a organização do Festival de Miami boicotou o filme e que compactuaram com o governo de Fidel.
O filme é baseado em depoimentos de exilados que moram nos Estados Unidos, relatando o terror nos cárceres. Plantados era o nome dado aos presos políticos do castrismo que sofreram anos de tortura. Como forma de protesto, essas pessoas decidiram não usar a farda de presos comuns, a fim de chamar a atenção para sua causa. A maioria foi levada a tribunal e fuzilada, outros conseguiram fugir.
O filme se divide em dois tempos: no final dos anos 60, mostrando os presos políticos sofrendo nas mãos do tenente Mauricio. E em Miami, nos dias de hoje, um dos sobreviventes, Ramon, já idosos, e seus dois sobrinhos, decidem sequestrar o ex-tenente Mauricio, agora exilado nos Estados Unidos, para se vingarem.
Metade do filme são cenas de torturas de todos os tipos. No geral, é im típico filme de vingança política, tema já filmado pelos mestres Costa Gavras e Ken Loach, entre outros. Mas aqui, a falta de qualidade técnica e o roteiro que trabalha unilateralmente a questão cubana deixa a desejar, pois se torna apenas um drama de vingança, com um desfecho abrupto. Polêmico, assim como foi 'Wasp Network", de Olivier Assayas, que provocou divisão da crítica na época de seu lançamento. "Plantados" é fruto do olhar de um lado da moeda, que certamente encontrará aplausos por quem é contra o regime cubano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário