domingo, 2 de janeiro de 2022

Fatores humanos


"Human factors", de Ronny Trocker (2021)
Concorrendo em importantes Festivais, como Berlim e Sundance, "Fatores humanos" é um drama de suspense psicológico, que busca inspiração em filmes de Michael Haneke, como "Funny games" e "Caché/escondido".
O casal de publicitários alemães Nina e Jan leva os filhos, Max e Emma, para sua casa de férias na Bélgica.. O casal está em crise, e não conseguem se comunicar com os filhos. Quando jan vai ao mercado fazer compras sozinho, descobre pela esposa que invasores entrarem na casa, assustando a esposa. A credibilidade da invasão é posta à prova: seria um delírio de Nina?
O filme tem um trabalho de edição bastante confuso, misturando tempos no passado, presente e futuro, forçando o espectador a entender o que se passa na história. Além disso, mostra o PV de cada um dos integrantes na hora da suposta invasão, tendo inclusive o ponto de vista do ratinho de estimação do filho Max!!!!!
Poderia ser um filme mais interessante senão tivesse a edição confusa e se não fosse uma narrativa tão fria. Esse olhar crítico sobre a classe média alta européia é prato cheio para cineastas elaborarem um estudo sobre a decadência da estrutura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário