quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Salaam Bombay


"Salaam Bombay", de Mira Nair (1988)
Muito antes de "Cidade de Deus" , "Ninguém pode saber" e "Carfanaum", Mira Nair já havia realizado em 1988 um dos filmes definitivos sobre infância roubada. Vencedor de importantes prêmios internacionais, como a Camera de Ouro no Festival de Cannes e indicado ao Oscar de filme estrangeiro, "Salaam Bombay"éuma trágica crônica de crianças e adolescentes entregues à sua sorte nas ruas de Bombaim, a maior cidade da Índia, hoje, Mumbai.
Krishna (Shafiq Syed, impressionante) é um menino de 10 anos que após danificar a moto de seu irmão mais velho, é obrigado pela sua mãe a trabalhar em um circo e só retornar para casa após ganhar 500 rúbias. Ele acaba sendo demitido do circo e sem o dinheiro, decide pegar o trem até Bombay. Ali, ele acaba sendo roubado e se envolve com outros meninos de rua que vendem drogas. Krishna vai trabalhar em um bordel e se apaixona por uma menina, Sola, que tem sua virgindade leiloada. Krishna quer fugir com Sola, mas são pegos e punidos.
Um drama arrebatador, pessimista, com um lindo trabalho das crianças, retratadas de forma realista. Um olhar fotográfico e imagético sobre Bombaim pobre mas ao mesmo tempo encantadora nas suas cores. Um filme triste e reflexivo sobre a sociedade em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário