domingo, 2 de janeiro de 2022

O treinador


"Traenaren", de Lars Kristian Mikkelsen (2009)
Um ousado e corajoso drama LGBTQIAP+ sobre pedofilia no meio esportivo. Produzido pela Zentropa de Lars Von Triers, é escrito e dirigido por Lars Kristian Mikkelsen.
Em uma pequena cidade litorânea da Dinamarca, Niels (Christian Heldbo Wienberg, que coragem em aceitar o papel, brilhante), um garoto de 14 anos, é o goleiro de um time de escola de handball. Na festinha da turma, Niels leva sua namorada. O treinador (Jens Albinus, ator fetiche de Lars Von Triers, assustador e odioso) dá várias bebidas para Niels e o convida para dormir na casa dele, junto da namorada. A menina vai embora, sem que Niels perceba, e seu treinador, discretamente, faz um boquete em Niels, sem que ele perceba, achando que é a namorada. Quando Niels se dá conta do que aconteceu, entra em um conflito: delata o treinador, mas deixando claro que deixará de ganhar o prêmio de melhor time de handball estadual.
É preciso muita coragem para se filmar uma historia apresentada de forma tão brutal e crua. Os dinamarqueses são totalmente sem pudor em relação a cenas de sexo e nudez, e mostrar uma cena de vestiário com os rapazes todos nús em nudez frontal com o treinador dando banho neles é chocante. Essa é a proposta do cineasta, ainda mais vindo do estúdio de Lars Von Triers. Potente como grito de alerta, mas ao mesmo tempo, violento com o seu desfecho frustrante e totalmente realista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário