sexta-feira, 21 de maio de 2021

Trem do Soul


"Trem do Soul", de Clementino Junior (2021)
Como a própria divulgação do filme tem orgulho de dizer, "um dos maiores movimentos de juventudes negras na cidade do Rio de Janeiro: o Movimento Soul Music. Roteirizado pela cineasta e antropóloga Milena Manfredini, que fez extensa pesquisa sobre a origem do baile Soul no Rio de Janeiro no início dos anos 70, em plena ditadura militar, até os bailes de hoje, em Madureira e outros bairros da Zona Norte e subúrbio carioca.
O cineasta Clementino Junior entrevista grandes Djs, dançarinos, cantores do Soul, como Sandra de Sá, Dom Filó, Gerson King Combo, DJ Neném, Zezzynho Andrade, e trazendo talentos atuais.
O primeiro baile surgiu no Canecão nos anos 70, mas era voltado para a turma da Zona Sul. A turma da Zona norte resolveu criar os seus bailes para popularizar e socializar o movimento entre as comunidades carentes. Santos foi o primeiro baile a tocar black music . O movimento trouxe uma forte identidade visual, com roupas e penteados muito próprios.
Segundo Dom Filó, “O maior movimento jovem que se tem notícia, que se estende até hoje… nos anos 70 nem a Jovem Guarda fez isso. Com todo respeito a história deles, a nossa é essa!”.
durante a ditadura, para evitar de serem presos, os negros andavam em grupos, assim os policiais não os abordavam.
O filme contém uma trilha sonora impecável, com imagens do rio da época e de hoje, e trazendo todo um time de depoimentos emocionantes. No final, presta homenagem a Gerson king Combo. falecido em 2020.

Um comentário: