segunda-feira, 10 de maio de 2021

Macho dancer


"Macho dancer", de Lino Brocka (1988)
Aclamado drama LGBTQIA+ filipino, tem uma importância tão grande para a divulgação do cinema queer de seu país que possui uma cópia em 35MM na coleção permanente do MOMA, Museum of Modern Arts de Nova York.
Lançado em 1988, ainda sob um governo conservador, que obrigou que o filme, com 136 minutos, fosse todo mutilado. Explica-se: o filme possui cenas explícitas que foram um verdadeiro escândalo na época, retratando o universo da prostituição masculina, Shows de strippers masculinos, escravidão sexual de meninas menores de idade, tráfico de drogas , corrupção na polícia e a extrema pobreza na periferia de Manilla, capital das Filipinas, super povoada de favelas.
O filme foi um sucesso enorme no exterior, mais precisamente nos Estados Unidos. Em São Francisco, o filme ficou por muito tempo em cartaz nos cinemas. A crítica americana aplaudiu o filme, que tem uma atmosfera de filmes exploitation, com fotografia suja, atmosfera decadente e atores amadores, dando um ar de naturalismo documental.
Pol (Allan Paule) é o jovem protagonista. Ele é sustentado por um americano, mas quando esse vai embora, Pol fica sem ter como bancar sua família. Ele decide ir até a capital Manilla tentar a sorte. Ele acaba indo trabalhar em uma casa de Strippers, onde todos os rapazes se prostituem. ele fica amigo de Noel, outro stripper, que confessa q=ue está na cidade para procurar a sua irmã, sequestrada aos 12 anos e trabalhando forçada como garota de programa.
Jacklyn José interpreta aBambi, uma garota de programa que ajuda Noel e Pol a encontrar a irmã dele. Vencedora da Palma de Ouro em Cannes de melhor atriz em 2016 por "Ma 'Rosa", de Brillante Mendoza, Jacklyn aqui estava apenas começando a carreira. O filme é uma pérola do cinema gay, um olhar sem moral, com cenas eróticas pervertidas e muita decadência na atmosfera da cidade, dos cenários e dos personagens. É um filme triste, que apresenta um País que havia acabado de sair da ditadura de Ferdinando Marcos e que levou o país ao desastre, deixando muita gente desempregada e os jovens sem perspectiva de futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário