domingo, 9 de maio de 2021

Silkwood- O retrato de uma coragem


"Silkwood", de Mike Nichols (1983)
Cinebiografia de Karen Silkwood, morta aos 28 anos em um misterioso acidente de carro na cidade de Crescent, Oklahoma, no dia 13 de novembro de 1973. O filme foi indicado a 5 Oscars em 1984: Filme, direção, roteiro, atriz (Meryl Streep) e Atriz coadjuvante (Cher). Meryl recebeu sua 5a indicação e já tinha dois Oscars na bagagem, por "Kramer vs Kramer" e "A escolha de Sofia". Mike Nichols, realizador de obras-primas como "A primeira noite de um homem " e "Quem tem medo de Virginia Wolf?"era famoso por ser excelente diretor de atores, e ousou ao escalar Cher, que até então não havia feito papéis essencialmente dramáticos, e Kurt Russel, herói de filmes de John Carpenter.
Karen Siklwood era funcionária da Keer-McGee, uma empresa que fornecia material para fabricação de armas nucleares. Exímia química, Silkwood namora Drew (Ruseell) e tem como melhor amiga Dolly (Cher), lésbica assumida. Os três moram na mesma casa e trabalham na empresa. Ao pedir uma folga sem avisar os patrões, Karen descobre que houve uma contaminação na fábrica e ela levou a culpa pelo incidente. Em outra ocasião, ela é contaminada e ao fazer raios X, descobre que a empresa falsificou os dados. Karen resolve ir atrás dos fatos, e passa a se tornar ativista pelos direitos dos funcionários.
O roteiro foi co-escrito por Nora Ephrom, mais tarde conhecida pelos seus roteiros de comédias românticas. O filme tem um ritmo lento, um olhar quase documental sobre a cidade, as pessoas e a empresa. É um filme investigativo, com ótimas performances de todo o elenco. Esse filme faz excelente dobradinha com "Norma Rae" e "Síndrome da China", todos filmes denúnncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário