quarta-feira, 19 de maio de 2021

Sombras


"Shadows", de John Cassavetes (1958)
Primeiro filme dirigido por John Cassavetes, "Sombras" ganhou o Prêmio da crítica no Festival de Veneza em 1960. Rodado em 16MM com câmera na mão, o filme é considerado pela crítica como o início do cinema independente americano. O custo do filme foi de 40 mil dólares, uma bagatela comparando ao cinema dos grandes estúdios realizado na época.
John Cassavetes já trabalhava como ator e deu aulas de interpretação. Ele decidiu realizar o filme com amigos e alunos.
"Sombras" tem um roteiro bem fluído, onde acompanhamos duas histórias paralelas; um grupo de três jovens amigos músicos de jazz batalhando pelo espaço em uma Nova York cosmopolita dos anos 50, e a história da irmã de um deles, Leslie. Leslie é negra e tem dois irmãos, Ben e Dennis, Leila se apaixona por um jovem branco. Por ter pele clara, o homem não a reconhece como negra. Quando ela o apresenta aos irmãos e ele se dá conta da raça, ele se desespera. Essa cena é primorosa pela direção e pelo trabalho dos atores.
No final do filme aparece uma cartela dizendo "Esse filme que acabou de assistir foi uma improvisação". Cassavetes era conhecido por não ter um roteiro com diálogos, deixando aos atores improvisarem. É um filme ousado por lidar com o tema das relações interraciais, numa época onde o assunto era tabu.
CAssavetes rodou o filme em 1957, mas logo depois refilmou metade do filme em 1959. A versão conhecida do público é a segunda, mas quem assistiu a 1a diz que é muito melhor e mais criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário