terça-feira, 11 de maio de 2021

Ferdinando, o touro


"Ferdinand, the bull", de Dick Rickard (1938)
Vencedor do Oscar de curta animação em 1938, "Ferdinando, o touro" é adaptação do conto "The Story of Ferdinand", escrito por Munro Leaf. Em 2017, o brasileiro Carlos Saldanha adaptou o curta para um longa, fazendo grande sucesso. O filme conta a história de Ferdinando, um touro que desde criança se diferencia dos outros touros, treinados para lutarem nas arenas. Ferdinando tem um espírito calmo, é tranquilo e ama cheirar flores. Quando uma comissão da arena é enviada ao pasto para escolher o próximo touro, Ferdinando acaba sendo selecionado pois, ao ser picado por uma abelha, se torna feroz.
O filme é fofo toda vida, e por muitos anos, Ferdinando foi considerado como um personagem gay. Hoje em dia, esse olhar pode ser visto de uma forma não tão óbvia, ou sej,a não é pelo fato dele ser sensível e estar sempre sorrindo e cheirando flores e ser dócil que significa que a sua sexualidade está sendo avaliada.
Uma curiosidade: a mãe de Ferdinand, uma vaca, é dublada pelo próprio Walt Disney, e ouvir a voz original é um barato total.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário