domingo, 30 de maio de 2021

Pindorama- A verdadeira história dos sete anões


"Pindorama- A verdadeira história dos sete anões", de
Roberto Berliner, Leo Crivellare e Lula Queiroga (2008)
Documentário dirigido a seis mãos, premiado em diversos Festivais de cinema e que traz um tema inusitado: uma família de sete anões, todos irmãos, comandam um circo, chamado Pindorama. Cearenses, eles viajam pelo País atrás de seu público. O filme apresenta o dia a dia das apresentações, o sucesso com a platéia, os conflitos, os dramas dos irmãos.
Charles, Gilberto, Cleidy, Zuleide, Cláudio, Rogério e Cleidiomar são filhos do palhaço Pindoba, e todos nasceram com nanismo. Boa parte se casou com mulheres altas, e tiveram filhos com nanismo. Os próprios pais desejam que os filhos nasçam com essa condição para que dêem continuidade aos shows circenses. As relações com as mulheres, os filhos, os irmãos, em depoimentos sinceros, sobre preconceito, vergonha, afirmação e principalmente, seguir a vida do circo com amor e paixão.
O filme apresenta vários temas, mas o mais importante, é a aceitação e o orgulho de sermos quem somos. Os diretores foram felizes em não tratar o tema de forma sensacionalista, e sim, realista e carinhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário