terça-feira, 18 de maio de 2021

Mishima: uma vida em quatro tempos


"Mishima, a life in fours chapters", de Paul Schrader (1985)
Co-produção Estados Unidos e Japão, produzido por George Lucas e Francis Ford Coppola, essa obra-prima ganhou no Festival de Cannes de 75 o prêmio de melhor contribuição artística, merecidamente.
Três anos depois do seu terror "A marca da pantera", Paul Schrader, famoso por ter escrito o roteiro de "Taxi driver", escreveu o roteiro junto de seu irmão Leonard Schrader sobre vida e obra de Yukio Mishima, um dos maiores escritores do Japão, falecido em 25 de novembro de 1970 aos 45 anos. Mishima, ajudado por 4 cadetes, se suicidou, o sepukku, como forma de protesto. Nacionalista, Mishima viveu uma vida de conflitos emocionais e morais. A trilha sonora de Philip Glass é um primor.
Dividido em 4 capítulos, mesclando a vida de Mishima com fragmentos de suas obras (The Temple of the Golden Pavilion, Kyoko’s House e Runaway Horses). OS 4 capítulos possuem os títulos: “Beleza”, “Arte”, “Ação” e “Harmonia da caneta e da espada”. O grande pulo do gato de Schrader foi unir a linguagem do cinema com a do tetro, essa, para representar as obras de Mishima, em belíssimos cenários.Ken Ogata, no papel principal, está excelente. É um festival para os olhos, magistralmente fotografado por John Bailey, em preto e branco e cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário