quinta-feira, 20 de maio de 2021

Luz anima ação


"Luz anima ação", de Eduardo Calvet. Obrigatório documentário que repassa a história da animação brasileira, lançada em 2013, quase 100 anos após o primeiro desenho animado oficialmente lançado no País, "O Kaiser", em 1017, de Alvaro Marins, infelizmente sem nenhuma cópia existente.
O filme é dividido em capítulos que engloba os pioneiros do início do século XX até os anos 50, daí vai para os vanguardistas, epois para a imersão da animação na Publicidade dos anos 60 até 80, com comerciais clássicos, como Casas Pernambucanas, Sharp, Insetisan, Aquarela da Faber Castel, etc, uma chance extraordinária de rever essas pequenas obras primas.
Daí vem o grande sucesso dos anos 70 e 80 com desenhos de Mauricio de Souza, Marcos Magalhães, Aida Queiroz, Otto Guerra, aé chegar nos dias de hoje, com Marão, Carlos Saldanha e uma geração que faz da animação brasileira uma porta de entrada para o mercado globalizado.
Com depoimentos de professores de cinema, animadores, o filme é um documento histórico imprescindível, e eu ja vou correndo assistir ao primeiro longa de animação brasileiro, 'Sinfonia amazônica, de Anélio Latini Filho, de 1953.
Link para assistir ao filme, exibido no Festival estação virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário