sábado, 1 de maio de 2021

A saída dos trens


"Iesirea terniligor nin gara", de Adrian Cioflâncã e Radu Jude (2020)
Concorrendo no Festival de Berlin, esse dramático documentário de 3 horas de duração foi realizado pelos cineastas romenos Adrian Cioflâncã e Radu Jude [para provar aos negacionistas do Governo romeno que houve sim um genocídio e um holocausto de judeus romenos durante a 2a guerra mundial.
O filme é dividido em 2 partes: a primeira se chama "Depoimentos e testemunhos" e que ocupa quase que o filme todo. São centenas de depoimentos de sobreviventes sobre seus familiares assassinados no dia 29 de junho de 1941, o dia onde judeus da cidade de Iasi, na Romênia, foram deportados para os trens da morte. Esses depoimentos são ilustrados com fotos dos mortos em documentos oficiais, como passaportes. A 2a parte, que ocupa or volta de 15 minutos, apresenta as fotos onde até então, só ouvíamos em off as descrições, para provar de vez o que ocorreu o dia. São fotos fortes, com imagens de judeus assassinados e espalhados nas ruas, como cachorros.
O filme traz uma estranha sensação de cansaço, tanto pela longa duração quanto pela repetição da estrutura narrativa, quanto pela infinitude de relatos de pessoas mortas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário