domingo, 23 de maio de 2021

Ecos


"Bergmal", de Runar Runarsson (2019)
Premiado no prestigiado Festival de Locarno, "Eco" é um curioso drama escrito e dirigido pelo cineasta islandês Runar Runarsson. Realizador do excelente drama "Volcano", Runarsson filma 56 cenas de mais ou menos 1 minuto cada, composta de plano único. Cada cena é independente, com seu elenco que não se repete. São histórias que se passam antes e depois do Natal, fragmentos da vida de pessoas comuns, retratando drama, humor, melancolia, ou apenas um olhar documental do País. Eu sou complementarmente apaixonado pela Islândia e fascinado pelas suas locações, e o filme, pela sua diversidade temática, faz um passeio geográfico.
Provavelmente Runarsson deve ter contratado todo elenco do País, pois é impressionante a quantidade de pessoas que são apresentadas nas 56 histórias.
Algumas delas poderiam render bons longas, como o mais contundente de todos: uma menina de 10 anos diz ao seu pai que quer mostrar algo que ele ira gostar. Ela treina o piano enquanto o pai não está, mas toca mal. A filha da nova esposa do pai, de sua idade, toca e manda muito bem no piano. O pai chega e pergunta pa filha o que ela queria mostrar e ela desconversa. O filme é composto desses flashes, sem se alongar demais, e esse retrato da vida, que qualquer espectador poderá se identificar, traz um olhar rico do roteiro de Runarsson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário