domingo, 23 de maio de 2021

Veludo azul- A filmagem perdida


"Bue velvet- The lost footage", de David Lynch (2011)
"Veludo azul", de David Lynch, revolucionou a narrativa de cinema, ao patentear o mundo bizarro e, poético e violento que permeia o surreal que só David Lynch consegue traduzir em imagens. A marca de Lynch é tão forte que, mesmo hoje em dia, é usado como referência.
Pois o 1o corte do filme tinha quase 3 horas e meia de duração, e o distribuidor exigiu que fizesse cortes para chegar em duas horas. Lynch foi obrigado a cortar 90 minutos de filme. Em 2011, foi lançada uma edição comemorativa dos 25 anos do filme, pelo selo Criterion, e nos extras, foi incluído um extra que é um presente ara os fãs do filme: 52 minutos das cenas deletadas, editadas e sonorizadas. Esse material havia sido dado como perdido, mas
um técnico da MGM, Darren Gross, descobriu a filmagem em um depósito em Seattle depois de vasculhar os estoques das empresas que possuíam o filme antes.
Nas cenas deletadas, é possível perceber que antes da famosa cena inicial do filme original, de Jeffrey andando e encontrando uma orelha cortada, havia todo um prólogo dele na faculdade, sua relação com a namorada, o pai passando mal, sua mãe obrigando que ele voltasse para casa e não podendo mais pagar a faculdade e sua convivência difícil com sua mãe e tia. Mas a cena mais instigante e reveladora é a que mostra Jeffrey, em uma festinha de faculdade, testemunhando uma aluna sendo estuprada, e ele nada faz, apenas observa como Voyeur, revelando mais de sua personalidade dúbia. Existem muitas outras cenas curiosas.
No final, Lynch agradece a todos os atores e figurantes das cenas deletadas, e pede desculpas por não ter podido incluí-las no filme, além de não saber o nome de muita gente que acabou ficando sem créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário