quinta-feira, 20 de maio de 2021

A mulher ilegal


"La dona il-legal", de Ramon Térmens (2020)
Drama espanhol baseado em fatos reais, retrata a existência dos CIE (Centro de internação de estrangeiros) , centros de detenção para imigrantes ilegais. Desde 2002, foram reportadas 14 mortes nos CIE, sendo 4 deles alegados como "suicídios". O filme, escrito e protagonizado pelo ator Daniel Faraldo, tem Fernando como um advogado que defende imigrantes ilegais, procurando dar-lhes assistência e vistos legais para permanência.
Fernando é incumbido de defender uma imigrante de Kosovo, Zita, presa por prostituição. Ela é detida num CIE, mas logo encontrada morta, dada como suicídio. Fernando resolve investigar o que poderia ter sido a causa da morte dela e se depara com uma rede de corrupção que envolve policiais corruptos, casas de prostituição e as CIE. Fernando conhece Juliet (Yolanda Sey, excelente), ima imigrante da Uganda que era amiga de Zita e que poderia testemunhar a favor, mas ela teme pelas consequências de seu possível testemunho.
Defendido com garra por um time de ótimos atores, o filme se alonga além do necessário, através de uma su-trama desnecessária sobre a esposa de Fernando que está morrendo de câncer. Um filme que vale assistir pelo tema contundente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário