segunda-feira, 24 de maio de 2021

Buster Keaton- O gênio destruído por Hollywood


"Buster Keaton, the genius destroyed by Hollywood", de Jean-Baptiste Péretié (2016)
Falecido no dia 1 de fevereiro de 1966, aos 70 anos de idade, esse documentário francês procura resgatar a genialidade de Buster Keaton, um dos maiores comediantes e cineastas da história.
O filme procura desvendar os motivos da queda de popularidade e os sucessivos fracassos de Buster Keaton a partir do ano de 1933.
Em 1926, ele era um dos artistas mais famosos e ricos do mundo. Sete anos depois, estava no ostracismo, se tornando um alcóolatra. A entrada do cinema sonoro foi um fator decisivo para a derrocada de Keaton, mas o que o filme procura dar como arremate final para a queda de Keaton é a sua contratação para a Metro Goldwyn Meyer. A partir do momento que ele entrou no esquema dos grandes estúdios, sem ter a liberdade criativa que tinha antes, acabou deixando-o sem personalidade, e muito do seu humor se esvaiu.
O filme é repleto de cenas clássicas de sua carreira. Diferente do documentário de Peter Bogdanovivc que repassa toda a carreira de Keaton, esse filme s concentra nesse período de 26 a 33, e termina mostrando os últimos momentos de Keaton aos 70 anos de idade. Um filme melancólico sobre um gênio do cinema destruído pela Indústria de Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário