quarta-feira, 19 de maio de 2021

O pai


"Bashtata", de Kristina Grozeva e Petar Valchanov.(2019)
Premiado drama com toques de humor da Bulgária, foi o filme selecionado pelo País para representá'-lo para uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro 2021.
O filme conta a história de Vasil (Ivan Savov) e Pavel (Ivan Barnev), pai e filho que não se falam há muito tempo. Pavel saiu da pequena cidade do interior para morar na capital Sofia, trabalhando como publicitário. O pai continuou no interior com sua esposa. Quando a mulher morre, Pavel retorna para o enterro e se confronta com o mau humor e o jeito excêntrico do pai, um pintor. O pai foi o ultimo a falar com a esposa, e antes dela morrer, ela estava ao telefone com ele, dando um recado importante, mas não conseguiu completar. Durante o enterro, o telefone de uma mulher toca, e Vasil acredita ser a mulher tentando fazer contato. Ele decide seguir até um medium para ver qual é a mensagem, e seu filho o acompanha em um road movie onde os dois precisarão se entender em suas diferenças.
Com excelentes performances dos atores principais, o filme segue com um ritmo gostoso e diálogos ácidos e emocionantes. O filme lembra o tom de "Toni Edermann", também um filme sobre a difícil relação entre pai e filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário