sábado, 29 de maio de 2021

E amanhã...o mundo todo


"Und morgen die ganze welt", de Julia von Heinz (2020)
Indicado pela Alemanha à uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro 2021, "E amanhã..o mundo todo"foi escrito e dirigido pela cineasta alemã Julia von Heinz, baseado em sua própria história. O filme concorreu no Festival de Veneza em 2020, e traz Julia (Mala Emde, excelente), como protagonista, um alter ego da cineasta.
Julia von Heinz viveu a história nos anos 90, mas decidiu transpôr aos dias de hoje, pois a observação que ela faz é que a Alemanha nazista e fascista está muito mais radical hoje em dia, com grupos de extrema direita.
Julia é uma estudante de direito, convidada pela amiga e namorada Betta a fazer parte do grupo P81, um movimento estudantil ativista e esquerdista contra os grupos de direita. Julia conhece Alfa e Lenor. Ela vai ficando cada vez mais radical nas atitudes e pensamentos, passando a se valer da violência, ao mesmo tempo que mantém relacionamento com Alfa.
O filme, defendido com garra por um excelente elenco de jovens atores, é dirigido com garra pela cineasta, em ótimas cenas de manifestação. Um importante palanque para a discussão política e um raios-x dos dias que vivemos hoje, com governos conservadores e fascistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário