terça-feira, 18 de maio de 2021

Cine Paissandu: Histórias de uma geração


"Cine Paissandu: Histórias de uma geração", de Christian Jafas (2013)
Documentário obrigatório para Cinéfilos, estudantes de cinema e historiadores acerca da Geração Paissandu, uma tribo de cinéfilos que durante os anos de 1964 a 1968, frequentou o Cinema localizado na Rua Senador Vergueiro, bairro do Flamengo, zona Sul do Rio de Janeiro. O período coincidiu com o Golpe de estado de 1964 até a implantação do AI-5 em 68.
Durante esse período, cinéfilos, estudantes, políticos e intelectuais frequentaram o cinema nas famosas sessões de meia noite de sexta e sábado programadas pelo curador Fabiano Canosa, que trazia o melhor do acervo da Cinemateca do Mam para exibir, principalmente filmes da Nouvelle Vague (Godard, truffaut, Louis Malle...) e filmes brasileiros de Bressane, Sganzerla, Glauber. A finalidade era discutir o cinema e o ato de se fazer cinema em sessões super lotadas, e que depois continuavam o papo nos restaurantes Llamas ou Oklahoma. Com a efervescência política, o papo continuava sobre a liberdade de expressão e a luta pela democracia. Como diz o Cineasta Zelito Vianna, era uma turma que se reunia para conspirar a favor da democracia.
Ouvir depoimentos de Zelito Viana, José Carlos Avellar, Domingos de Oliveira, Vera de Paula, Ana Maria Magalhães, José Joffly, Maria Lucia Dahl, Fernando Gabeira entre outros falando sobre o cinema e suas implicações artísticas e políticas e ainda contando histórias de bastidores é uma aula de cinema e de história.
O filme termina mostrando a última sessão do Cinema Paissandu, ocorrido em 2008, com um discurso sobre a morte dos cinemas de rua. A luta continua pela manutenção das salas de cinema e pela democracia.
Imperdível!
Link para assistir ao filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário