sábado, 22 de maio de 2021

Multiple maniacs


Multiple maniacs", de John Waters (1970)
Super clássico do trash de John Waters, o filme é tão vanguarda e blasfemo que o Selo Criterion, dedicado a filmes importantes para a história do cinema, o incluiu em seu catálogo. O filme foi lançado em 1970, 2 anos antes do filmes mais famoso de Waters, "Pink Flamingos".
"Multiple maniacs" conta a história de Lady Divine, dona de um Circo de fetiches e aberrações chamado "A cavalgada das perversões". David, amante de Divine, é o show man e seduz pessoas para que elas entrem no circo. Chocados com o que vêem, os espectadores são assaltados e assassinados pela trupe. Quando Divine descobre que David tem uma amante,m ela se junta à uma lésbica, Mink, que se torna sua amante, e trama de matar David e a amante.
O filme apresenta cenas muito bizarras e extravagantes, que na época e muitas décadas depois devem ter chocado muita gente. Mas o bloco de cenas que provavelmente teria feito John Waters ser excomungado por gerações é quando ele faz Divine narrar a história de Cristo dentro de uma igreja, enquanto ela tem um rosário enfiado em seu ânus e gozando no final.
Outra cena que se tornou antológica dentro do Universo Trash é de Divine sendo estuprada por uma lagosta gigante, uma cena inacreditável. E o desfecho, dela correndo atrás de umas pessoas querendo matá-los, em surto total, na cidade de Baltimore, cidade natal de Waters. O filme foi editado, escrito, dirigido, produzido por Waters, certificando que ele teve total controle do filme. E Divine aqui estava começando a sua grande carreira de Rainha do trash.

Nenhum comentário:

Postar um comentário