quinta-feira, 13 de maio de 2021

Sangue amaldiçoado


"The beast within", de Philippe Mora (1982)
Quando lançado em 1982, "Sangue amaldiçoado" fez uso de uma campanha de marketing que alertava o espectador sobre os últimos trinta minutos finais do filme. Seriam imagens aterradoras, gráficas, de uma violência extrema jamais vista em qualquer outro filme. Me lembro que quando criança, eu ficava em frente ao cartaz e ao mesmo tempo que ficava morrendo de curiosidade de saber o que seriam esses trinta minutos, morria de medo só de imaginar.
O tempo deixou o filme datado e também os efeitos, mas imagino que o filme tenha deixado na época muita gente sem dormir. Além de violência gráfica, existe uma cena de estupro bastante incômoda, ousada para qualquer época.
O filme é baseado no livro de Edward Lery e adaptado por Tom Holland, que mais tarde filmaria dois clássicos do terror: "A hora do espanto" e "O brinquedo assassino".
Em 1964, enquanto espera numa estrada de noite seu marido ir até o posto de gasolina, Carolina é atacada por um ser monstruoso na floresta e é estuprada. 17 anos depois, o casal tem um filho adolescente, Michael, que está doente. Ao levarem até o médico, que nada identifica, o casal procura descobrir o que aconteceu de fato na noite do estupro. Enquanto isso, Michael foge do hospital e descobre que seu corpo está passando por uma terrível mutação e precisa urgente de carne.
Mesmo com os efeitos especiais datados, o filme mantém uma atmosfera sinistra, por conta da fotografia quase toda noturna e pela natureza sombria da história. Mas o ator principal, que interpreta Michael, é bem fraco e prejudica o drama do personagem. O filme poderia ser visto como um precursor de "Um lobisomem americano em Londres", de John Landis.

2 comentários:

  1. Acabei de assistir e o achei uma grata surpresa! Como dito,tem uma atmosfera sombria e uma história pouco usual,ainda que seja para um filme de terror!

    ResponderExcluir