quinta-feira, 13 de maio de 2021

Raia 4


"Raia 4", de Emiliano Cunha (2019)
Escrito e dirigido pelo estreante em longas Emiliano Cunha, "Raia 4"é um longa gaúcho que competiu no Festival de Gramado 2019 e ganhou diversos prêmios: Júri da Crítica, Fotografia e Melhor longa gaúcho.
O filme é um drama que retrata a rotina da adolescente Amanda (Brídia Moni), de 12 anos, que mora com seus pais, médicos que passam boa [arte do tempo ausente, apesar de amorosos no pouco tempo com a filha. Logo no início, o treinador de natação no grupo pelo qual Amanda faz parte e se prepara para competir com sua turma, diz à mãe de Amanda que a menina, por conta da idade, irá passar por mudanças corporais e hormonais. Tal qual "Carrie,a estranha", Amanda passa por todos os dilemas de uma menina de sua idade: mudança do corpo, primeira menstruação, banho coletivo o primeiro desejo com um menino ou menina, sua melhor amiga, Priscila.
O filme tem boa direção de Emiliano Cunha, mas o destaque absoluto é mesmo a fotografia, em esplendorosas cenas subaquáticas. O roteiro não explora muito bem quem é Amanda, focando no seu silêncio e na observação dos personagens à sua volta. Por isso, a abrupta cena final, estranha, que não parece pertencer ao restante do filme: uma explosão interna de quem se manteve calada o tempo todo?
De qualquer forma, o bom elenco jovem, que são nadadores reais, dá conta do recado, com a espontaneidade e naturalismo que o filme pede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário