sexta-feira, 14 de maio de 2021

O mensageiro da morte


"O mensageiro da morte", de Fred Walton (1979)
Clássico terror psicológico adaptado do curta do próprio diretor e roterista Fred Walton. Em 1077, Fred Walton lançou o curta "The sitter". Em 1978, com o enorme sucesso de "Halloween", de John Carpenter, ele resolveu lançar a versão longa-metragem do seu filme. O curta consiste exatamente nos 20 primeiros e famosos minutos do filme. Muitos críticos e fãs de terror consideram esses 20 minutos a melhor abertura de um filme de terror, em relação à atmosfera. O sucesso foi tanto que ao filme "Pânico", de Wes Craven, o homenageou no seu primeiro filme, protagonizado por Drew Barrymore. A frase dita pelo assassino ao telefone, 'Você ja checou as crianças", também se tornou clássica.
Jill (Carol Kaner) é uma jovem baby sitter que vai trabalhar uma noite em uma casa. Após receber ligações assustadoras, ela decsobre que o assassino está na casa. Quando ela vai checar, as crianças estão mortas. Sete anos depois, o assassino, Curt Duncan foge do manicômio. Assim como em "Halloween", a sua obsessão é ir atrás de Carol. em seu encalço está o detetive John (Charles Durning).
O filme recebeu o prêmio de melhor filme do público em 1980 no Festival Avoriaz. O mais curioso da narrativa, é que a heroína só aparece nos primeiros 20 minutos, e depois, nos últimos 20 minutos. Todo o restante do filme é focado no assassino, E;e procura se virar com comida, moradia, vivendo como um mendigo. Essa subversão dos protagonistas é algo bem ousado. Ao mesmo tempo, muita gente reclamou que o flme deveria ter ficado no curta inicial mesmo, pois todo o restante do filme não chega aos pés da genialidade do prólogo. Isso é a pura verdade. Após o facsinante início, tudo cheira à enrolação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário