quarta-feira, 5 de maio de 2021

As feridas do vento


"Las heridas del viento", de Juan Carlos Rubio(2017)
Em 2013, o autor e teatrólogo espanhol Juan Carlos Rubio lançou uma peça teatral no Teatro Lara de Madri com dois atores em cena. A peça fez um enorme sucesso e motivou Juan a fazer a sua versão para o cinema, com o mesmo elenco. Com temática LGBTQIA+, a peça e o filme são dedicados ao pai de Juan.
No filme, rodado em preto e branco mas com cenas de flashback em colorido, Juan revisita a sua relação com seu pai: segundo David (Daniel Muriel), ele somente decsobriru de verdade quem era seu pai no dia de sua morte. Ao remexer nas coisas pessoais do pai, David encontra uma caixa onde estão correspondência de amor assinadas por Juan (Kiti Mánver). David resolve encontrar Juan, um gay de terceira idade que trabalha em cabarés cantando, a entender de fato quem era seu pai.
O filme foi exibido em diversos Festivais, e é um teatro filmado em um cenário onde os dois atores transitam. Juan se apropria da linguagem e das performances teatrais: Os atores quebram a quarta parede, declamam enormes monólogos. Quem gosta de teatro vai amar o filme e as performances dos dois atores ( a atriz Kiti Mánver interpreta o gay Juan, em atuação de aplaudir de pé). Quem não gosta de teatro vai abandonar o filme em cinco minutos. Uma boa dica para dois atores ( um na faixa dos 35, e outro na faixa dos 60) encenarem no teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário