quinta-feira, 27 de maio de 2021

O conto das três irmãs


"Kiz Kasdesler", de Emin Alper (2019)

Doloroso drama que apresenta 3 irmãs, Reyhan, Nurhan e Havva, subjugadas em uma sociedade patriarcal e que não conseguem forças para mudar o destino. Anos atrás, as 3 foram enviadas pelo pai, moradores de um vilarejo pobre na península de Anatólia, para irem trabalhar em uma casa de família rica na capital, como empregadas. Mas algo desagradou à família rica que, uma a uma, foi enviando de volta para o vilarejo. Desiludidas e obrigadas a retornar à pobreza e a vida pacata e sem perspectiva, elas desejam poderem sair de lá novamente.

Ó filme, escrito e dirigido por Emin Alper, lembra bastante o cinema do igualmente turco Nury Bulgen Ceylan, o mais festejado cineasta turco do mundo. Mas Emin está seguindo o mesmo caminho do reconhecimento: seu filme competiu na mostra principal do Festival de Berlin 2019, além de ter ganho prêmios em importantes festivais.
O que chama bastante atenção é a performance das 3 atrizes, extraordinárias, em momentos de emoção, entregues ao sofrimento e à desolação das vidas das personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário