segunda-feira, 24 de maio de 2021

Territorio


"Territorio", de Andres Clariond (2020)
Existe um tipo de cinema mexicano que mexe com os sentimentos, as emoções do espectador e de seus personagens de uma forma angustiante, moralmente polêmica, que fala sobre relacionamentos tóxicos ou que apresenta uma violência intimista e que eclode de forma brutal. O cinema do cineasta Michel Franco, Amat Escalante ou de Carlos Reygadas passeiam por esse universo. Em "Território", o roteirista e cineasta Andres Clariond transita por esse mundo desumano e sem esperança.
Um jovem casal, Manuel (José Pescina) e Paulina (Paulina Gaitan) vivem uma relação feliz. Ele trabalha em uma empresa de construção, ela é dona de casa. Manuel sonha em abrir uma loja própria de moveis e junta dinheiro para isso. Pauiina quer ter filhos, mas Manuel descobre ser estéril. Manuel propõe inseminação artificial, mas Paulina quer um filho do seu ventre. Ambos procuram um doador de esperma, até que Manuel decide convidar seu funcionário, Ruben, para ser o doador. Ruben quer viajar pro Estados Unidos e o dinheiro da doação lhe será útil, Mas a inseminação dá errado, e uma nova tentativa custa caro, o casal não te reservas. Até que Manuel ara uma situação onde faça com que Ruben faça sexo com sua esposa e a engravide. Mas as coisas dão errado.
O roteiro traz elementos bastante polêmicos, e coloca a única personagem feminina em um lugar desconfortável e com uma controversa mudança de caráter. Os atores estão bem, mas o filme em si incomoda pelo caminho que segue em termos de dramaturgia. Mas quem busca um filme angustiante, o filme pode ser uma boa pedida.

Um comentário:

  1. Onde posso encontrar esse filme para assistir? No youtube tem, mas não tem dublagem.

    ResponderExcluir