domingo, 18 de abril de 2021

Tenho medo toureiro

"Tenho medo toureiro", de Rodrigo Sepúlveda (2020)
O filme é uma adaptação do livro escrito pelo chileno Pedro Lemebel em 2001, e narra uma história de amor impossível entre uma travesti idosa, e um jovem guerrilheiro que faz parte de um grupo revolucionário para assassinar Pinochet em 1986, durante a ditadura no país.
La loca del Frente (Alfredo Castro) é uma travesti que faz parte de um grupo de gays e travestis. Durante um show, os militares invadem a boite e matam uma das integrantes. La frente mora em um cortiço na periferia de Santiago, e sobrevive fazendo pequenas costuras para madames simpatizantes a Pinochet. Um dia, Carlos, um guerrilheiro, salva La frente de ser presa pela polícia, se fazendo passar por um casal hetero. La frente agradece Carlos, e fica seduzida pela coragem e pela beleza do rapaz. Carlos pede um favor: que possa esconder caixas na casa de La frente que contém armas para poder assassinar Pinochet.
É impossível não lembrar de Almodovar durante : toda a sua marca está ali: a cafonice, as figuras marginalizadas, os números musicais ao som de boleros e canções dor de cotovelo, os homens sedutores e a garra das travestis. Alfredo Castro é um ator fantástico, e está deslumbrante no difícil papel. O filme tem um ritmo bem arrastado.
A fotografia de Sergio Armstrong, que trabalha com Pablo Larrain, é muito bonita e apresenta tons tristes para um filme sem final feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário