quarta-feira, 28 de abril de 2021

Imperdoável


"Imperdonable", de Marlén Viñayo (2020)
Rara produção de El Salvador, "Imperdoável" é um contundente documentário LGBTQIA+ sobre a violência em El Salvador e sobre as violentas gangues que aterrorizam o país. Mais do que isso, é sobre homossexuais que fazem parte das gangues e que, ao se assumirem, são ameaçados de morte pelos membros, alegando que envergonham a corporação. Para piorar a situação, a prisão penal de Francisco Gotera é toda formada por presos das gangues e muitos deles se converteram à religião evangélica, que recrimina os homossexuais. Como conviver na mesma prisão com membros das gangues e religiosos que alegam que os homossexuais são criminosos?
O filme acompanha uma cela onde estão confinados 9 homossexuais assumidos de gangues, entre eles, o casal Geovany e Steven. Eles temem serem separados. Temem serem mortos pelos companheiros e descrevem a forma bárbara como são assassinados. As imagens desse presos, tatuados por completo, em ambiente de masculinidade tóxica, contrastando com a cela onde o casal troca carinho, se abraçam, se olham, é chocante.
A ideia do filme surgiu quando o jornalista Carlos Martínez , que investiga o fenômeno da violência na América Central.foi convidado pelo seu colega, o fotojornalista Víctor Peña, a visitar o Centro Penal San Francisco Gotera. O diretor do complexo contou-lhe sobre nove presos que se declararam abertamente gays e que, para sua segurança, foram isolados dos demais presos. Um filme brutal, triste e que traduz com melancolia a trágica história de jovens que escolheram o caminho do crime mas que se pudessem, teriam trilhado outro caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário