segunda-feira, 5 de abril de 2021

Enfant terrible- o gênio terrível de Fassbinder


"Enfant terrible", de Oskar Roehler (2020)
Cinebiografia do mais famoso cineasta alemão da história, concorreu no Festival de Cannes 2020 na seleção oficial, mas devido à pandemia, apenas recebeu o selo de competição.
Protagonizado pelo astro alemão Oliver Masucci , o Ulrich Nielsen na série "Dark" e Hitler em "Olha quem voltou", o filme se apropria da estética e linguagem de "Querelle", último filme de Fassbinder, para contar a sua vidaL tudo rodado em estúdio, com cenários teatrais e a fotografia de cores fortes, vermelho e azul.
A canção 'Each men kills the things he loves", eternizada por Jeanne Moreau em 'Querelle", embala todo o filme, que começa em 1967, com Fassbinder aos 22 anos, abrindo caminho para o palco do Anti-Theatre de Munique. O filme aborda o caráter irrascível, genioso e assediador de Fassbinder, que humilhava a todos, elenco e equipe. O tempo todo ele se impõe, provocando revolta e bullying, consequentemente deixando as pessoas à flor da pele, chorando ou fragilizados. Através desse péssimo gênio, o filme acompanha as filmagens dos filmes mais famosos do cineasta, além de apresentar toda a trupe que trabalhou em seus filmes: Hannah Schygulla, Ingrid Caven, Eva Mattes. O filme foca também nos amantes de Fassbinder, atuando em seus filmes e também assediados moralmente: Jochen Schropp) e El Hedi Ben Salem, sendo que esse último se suicidou.
O filme vai até o ano de 1982, quando Fassbinder foi encontrado morto aos 37 anos em um quarto de Munique. O cineasta foi um dos mais produtivos da história, tendo filmado 39 filmes em um curto período de tempo.
Oliver Masucci está soberbo no papel. O filme, no entanto, é longo demais, quase 140 minutos, e o ritmo bastante lento prejudica a se aprofundar mais na história. Faltou um pouco mais de ousada nas cenas de sexo e de uso de drogas, convencionais para um protagonista tão intenso que soube como poucos fazer uso da combinação sexo e drogas para viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário